segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Geodiversidade EB Rui Martins


“Antártida – o continente gelado” 


No âmbito do projeto eco-escolas a EB Rui Martins decidiu no presente ano abordar o tema geodiversidade. Nesse âmbito foram já efetuadas duas palestras para os alunos, a saber: 

- “Antártida – o continente gelado”  com o cientista José Queiroz, que no âmbito do projecto educação Propolar visou alertar os alunos para a importância da Antártida no nosso planeta, dando a conhecer a sua biodiversidade e as investigações levadas acabo no pólo sul, por cientistas de vários países, incluindo Portugal. Falou-nos do tratado da Antártida que desde 1959, determina o uso do continente para fins pacíficos, estabelece o intercâmbio de informações científicas e proíbe novas reivindicações territoriais. Os alunos tiveram oportunidade de descobrir coisas fantásticas sobre aquela região e de colocarem imensas questões a José Queiroz, que no próximo mês partirá para a Antártida para realizar um projeto de investigação sobre cefalópedes (lulas), a bordo dum cargueiro japonês. 




"Da idade da Magia a Galileu"


No âmbito do Projeto "O Espaço Vai à Escola" os alunos da EB Rui Martins tiveram a visita do investigador Jorge Paulo Maurício Carvalho da Universidade do Porto, colaborador da ESERO Portugal. A palestra "Da idade da Magia a Galileu" abordou o nascimento da astronomia e da cosmologia, e de como evoluiu o conhecimento nestas áreas, desde o Homem primitivo. Abordaram algum do conhecimento astronómico e cosmológico na civilização grega da Antiguidade e terminaram com os avanços que só foram possíveis graças ao trabalho de Galileu. A atividade foi noticiada na Figueira na Hora.



















Sem comentários:

Enviar um comentário